REFLEXÃO E ORAÇÃO NA PALAVRA


João 6. - Crer e guardar a Palavra

 
No capítulo 6 de São João, vamos encontrar as palavras de Jesus nos ensinando o valor e o poder daquele que vive e permanece na palavra de Deus.
"Quando tiveres levantado o Filho do Homem, então conhecereis quem sou eu e que nada faço de mim mesmo, mas FALO do modo como o Pai me enviou."
"Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos.; conhecereis a verdade e a verdade vos livrará."
"Se vos falo a verdade, por que não me credes? Quem é de Deus, ouve as palavras de Deus, e se vós não as ouvis, é porque não sois de Deus."
"Em verdade, em verdade vos digo, se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte." 

 

Oração:

Senhor Jesus, Palavra Eterna do Pai, que é Amor, dá-me fome desta Palavra de Vida e Salvação! Quero permanecer como discípula, aos seus pés, aprendendo as coisas do alto. Quero ouvir a Sua Voz e reconhecê-la, em meio às vozes do mundo. Abro o meu coração, o meu espírito para que a Sua Luz penetre o meu ser, os meus pensamentos, os meus sentimentos e mude a minha vã maneira de viver. Jesus, quero receber a graça da vida nova! Sei que a sua Palavra alimenta a minha fé, a minha esperança e me conduz ao verdadeiro amor entre os irmãos. Espírito Santo vem me iluminar, vem me ensinar a Verdade e o Caminho! Amém.

********************* 



*** Lucas 7, 11-17  -  A viúva de Naim e a ressurreição de seu filho

Reflexão :

Compaixão é sofrer a mesma dor com alguém. Neste texto, encontramos Jesus se interessando pelos nossos sentimentos, pelos nossos sofrimentos, pelas nossas angústias. Por isso Ele vai ao encontro da viúva e pede-lhe para não chorar. Sabe como está o seu coração: o jovem defunto era seu único filho, aquele que cuidava de sua subsistência.E não podemos esquecer que todo encontro com Cristo é encontro gerador de vida. Observamos que há duas multidões que se encontram: as pessoas que seguem a Cristo, seguem Aquele que dá a VIDA e as outras que seguem a viúva e o defunto, acompanham a morte. Podemos dizer que a Vida vai ao encontro da morte. Ninguém sai igual depois de ter feito o encontro pessoal com Jesus Cristo. Encontrar-se com Cristo é encontrar-se com a fonte da misericórdia, com a fonte do amor. Quem se encontra com Cristo, que é a fonte de vida e de amor, nunca mais sai da mesma forma. Para o encontro com Ele precisamos nos vestir com a veste da humildade. Fazer a experiência pessoal do encontro com Cristo deveria ser a meta da nossa caminhada para a eternidade. Este é o grande desafio. E Ele sempre quer dizer na intimidade de nossos corações: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!”

Oração:


Jesus, fonte de Ressurreição, restaura-me dos males físicos, psíquicos, espirituais e morais. O Senhor tocou o caixão daquele jovem: era a Vida que ia ao encontro da morte! Toca-me com Suas mãos santas e poderosas. Toca meu corpo e minha alma. O Senhor não é indiferente à dor e ao sofrimento, conforta-me e enxuga minhas lágrimas. A dor da mãe e o seu desespero de ficar sozinha na vida foram transformadas pela Sua Misericórdia! Um encontro bastou, para que o jovem e sua mãe tivessem suas vidas regeneradas!    Ajuda-me a fazer a experiência do encontro pessoal Concede-me a graça de sentir Seu amor renovador atuando dentro de mim e através de mim. Livra-me de todos os males, sobretudo da arrogância, da soberba e do orgulho que não me permitem doar a vida. Jesus, independente dos problemas que possam surgir, que o Seu Amor seja o maior milagre na minha vida. Amém.

 

*************

*** Lucas 5,1-11 -  A pesca milagrosa
 
 
 Oração :
Jesus, fonte de vida e de cura, eu quero escutar a mesma ordem que o Senhor deu a Pedro: "Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes." Jesus, eu quero avançar. Não quero ter medo de continuar , nem desânimo para tentar. Eu creio no poder de Sua palavra que opera milagres e prodígios, por isso lançarei as redes da Evangelização: visitação, ensino, comunicação, retiros e desertos. Eu assumo a minha vocação, abandonando a barca do comodismo, do apego, dos medos e inseguranças e de toda perseguição contra mim por causa de Seu Nome. Deixo a minha barca, para entrar na Sua Barca, Jesus, a minha Igreja!!! Amém.

*************

 
 
 

*** Mateus 19,16-22  -  O jovem rico
Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”. 20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

 Reflexão

A vida eterna é um dos temas mais importantes para nossa vida de seguidores de Jesus Cristo. Afinal, possuir a vida eterna é a melhor e mais importante vitória que podemos ter. Na vida eterna teremos a satisfação e a realização total, completa. Será tudo em plenitude. A vida eterna será sempre fruto da graça santificante e da resposta diária de amor a Jesus Salvador. É conseguida pelas atitudes simples e coerentes do dia-a-dia. O testemunho de amor no nosso cotidiano nos leva à santidade, porque estaremos realizando a Vontade de Deus: ser sal, luz e fermento no mundo. Conseguimos a vida eterna também pela nossa capacidade de renúncia e liberdade frente às coisas materiais. Afinal, a sociedade na qual estamos inseridos: capitalista, perversa, violenta, diabólica e individualista relativiza tudo e não quer refletir o tema da vida eterna. O que vale é o aqui e o agora. Vale o ter sem medida, independente do modo como conseguimos as coisas. Vale o desfrutar sem medida de tudo o que está ao nosso alcance, ainda que de modo irresponsável. O excesso e o descontrole estão sendo a tônica de muitos comportamentos. Por isso as pessoas buscam todo tipo de segurança, apoio e conveniências. Convém notar também que quem faz a pergunta, não é um idoso. O que poderia ser muito normal, já que se estaria no final da vida, vendo que se aproximaria a hora de deixar este mundo. Pelo contrário, quem faz a pergunta é um jovem; um jovem que questiona algo tão transcendente! A resposta de Jesus nos coloca diante de outra reflexão: “quem quiser me seguir, toma a sua cruz e me segue”. E Jesus nos quer livres diante das coisas materiais, diante de tantos apegos e dependências, para termos os tesouros da terra e o tesouro eterno que a traça não corrói.  É exatamente a liberdade que nos capacita para sermos capazes de renúncias essenciais e vitais. A liberdade nos faz pessoas alegres, transparentes e serenas. Olhemos o exemplo que o Espírito Santo está nos mostrando: o PAPA FRANCISCO.
Oração
Senhor Jesus, fonte de todo chamado, chama-nos pessoalmente para fazermos parte do Seu Reino e dá-nos a capacidade de respondermos com convicção ao Seu chamado de amor. Ajuda-nos, Jesus, a possuirmos a vida eterna, construindo-a no cotidiano de nossa existência. Que o nosso coração humano não fique preso a nada do que é material. Faça-nos olhar para as coisas do alto; buscar a essência nos atos, palavras, gestos, pensamentos e sentimentos. Dá-nos o dom da renúncia que nos torna capazes de acolher o convite para  segui-LO, sem medo e sem reservas. Que tudo aquilo que temos não seja empecilho para não possuirmos a vida eterna. Concede-nos a graça de colocar nossos bens a serviço da vida. Faze-nos livres, Jesus, para sermos mais capazes de desprendimento das coisas materiais. Que nada nos mantenha longe do Seu Infinito Amor. Que Seu Amor seja, a SEGURANÇA de nossas vidas e que a nossa fé revele esta confiança. Faça-nos pessoas cada vez mais responsáveis na construção deste projeto maior: a vida eterna! Amém.
 

*************
 
 

*** Mateus 13,44-46  -  O Reino dos céus
"Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

Reflexão
Faz mais de 10 anos que, num Curso de Lectio Divina, dado pelo Padre Jamil, eu tive a Graça de fazer da Palavra o meu alimento diário, juntamente com a Eucaristia. Por isso tenho procurado ser fiel a Deus, buscando em Sua Palavra a Luz, a Verdade e o norteamento para os meus passos. Eu creio que a Palavra é fonte de sabedoria e graça, para quem quer crescer no conhecimento e no Amor a Deus. A Palavra tem o poder de nos tirar das “periferias existenciais” e nos levar ao pleno sentido da vida. Na Sagrada Escritura nós encontramos tudo para a nossa vida, porque Ela retrata a história do povo eleito que caminha a espera Daquele que há de vir. Somos parte deste Povo que já viu a Salvação de Deus: JESUS CRISTO. Somos o Povo da Nova Aliança! Somos o povo da Eucaristia!

Somos o Povo de Maria! Somos a Igreja da Cruz!!!




Oração
Senhor Jesus, Tu és a minha Pérola Preciosa, o meu Tesouro único! Ajuda-me a desapegar cada vez mais de mim, dos bens materiais, das pessoas e deixando tudo, Te seguir sem olhar para trás! Só Tu tens Palavra de Salvação e de Vida Eterna! Eu Te agradeço pela Palavra que tem me conduzido na minha vida, pela Palavra que tantas vezes me curou, me libertou, me fez companhia, me consolou e me trouxe a paz!!! Senhor Jesus, Palavra Viva do Pai, ensina-me a cumprir o que a Palavra me diz e me indica. Faz-me fiel! Faz-me ser semeadora da Boa Semente! Amém.



*************
 
 
*** João 20,24-29 - Tomé professa sua fé



 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” 

REFLEXÃO
Poderíamos chamar este Evangelho de O TOQUE DE AMOR: de Jesus com Tomé e o de Tomé com Seu Mestre. Como é maravilhoso lembrar os toques de Jesus conosco e o nosso, com Ele! Também é maravilhoso conviver com pessoas que se deixaram tocar por Cristo! Elas irradiam alegria e satisfação de viver! Não podemos jamais esquecer que a comunidade se constitui em local precioso para fazer a experiência do encontro pessoal com Cristo. E o modo mais digno de encontrar-nos com Cristo na vida em comunidade, é encontrando-nos com nossos irmãos e irmãs, que são imagens vivas do Deus amor. O Evangelho nos deixa claro que Tomé perdeu a Graça de ter feito a experiência viva com o Ressuscitado pelo fato de estar fora da comunidade. E Jesus retornou uma semana depois. Entre os Apóstolos, que seriam as primeiras testemunhas da ressurreição, não podia haver dúvidas  em seus corações sobre a realidade da Ressurreição. Eles precisavam ser unânimes no testemunho. Quantas vezes perdemos a oportunidade de tocar Jesus, porque nos ausentamos da Comunidade, da Santa Missa, em que “verdadeiramente” tocamos Jesus e Ele se deixa SER TOCADO POR NÓS – “VEM NA MINHA MÃO!” Como aconteceu com Tomé, Jesus sempre nos dá nova chance. Ele vem até nós. Usa de modos variados: um telefonema, uma música, uma palestra, uma flor, uma criança. Como Ele tem ciúmes de nós! Não nos quer longe de Seu Coração! Precisamos purificar nossa fé. Precisamos alimentar dentro de nós uma fé menos condicional. Trata-se de deixar Deus ser Deus em nós, com a totalidade da sua graça e do seu amor. Precisamos urgentemente redescobrir a  Divindade e o Senhorio de Jesus em nossas vidas e proclamá-LO em nosso existir! Jesus quer ser tocado por nós!
 
ORAÇÃO
 Senhor Jesus, fonte que dá sentido a minha de vida, transforma o meu modo de ser, em cada dia do meu viver. Convence-me da necessidade de viver em comunidade. Arranca de mim a tentação de querer viver no isolamento, achando que posso fazer a “minha religião” sem precisar do outro, da Igreja. Derrama sobre mim o dom sagrado do Espírito Santo que me quer feliz, vivendo em fraternidade. Dá-me a graça de perceber o quanto faz bem conviver com pessoas que foram tocadas pela Sua força transformadora. Não deixe Jesus, que eu coloque condições para crer no Seu Amor. Com Sua Graça quero ajudar as outras pessoas que convivem comigo a sentir e perceber a Sua Divina Presença. Permite-me, como Tomé, reconhecer Seu Senhorio e Sua Divindade afirmando diariamente: “Meu Senhor e meu Deus!”. Amém.
 
*************
 

3 comentários:

  1. Madrinha, quero aprender com você a ler diariamente a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, a Lectio Divina significa a Leitura orante da Palavra. Deve fazer parte do seu tempo de oração. É um exercício espiritual que precisa ser adquirido devagar e de acordo com a realidade da pessoa. No começo, sentimos dificuldade. Com o tempo, o hábito da leitura, do silêncio,da escuta, da contemplação e a aplicação na vida tornam-se constantes e agradáveis. Passam a fazer parte da sua rotina. Eu rezei muito ao Espírito Santo por esta Graça. Você conseguirá também.

      Excluir
  2. Madrinha, que saudades.... Agora estou em Cássia, conforme lhe contei. Logo apareço aí para conversarmos, tá?
    Vou fazer a experiência do Salmo 1, conforme você nos orientou no "Postagens". Achei muito interessante.
    Obrigada,
    Boa Noite!

    ResponderExcluir